29 de janeiro de 2009

Soneca

Ele acordara com algumas gotas de suor ainda se formando nas laterais do seu rosto. Num lugar que ele achara esquisito, mas que com o tempo, acostumara-se e até esperava senti-las aparecer de vez em quando – entre os olhos e o final de suas costeletas. Acordara, mais uma vez sem saber onde estava. Seu sonho havia lhe transportado para outro país, outra vida, outra família, outros amores. Acordara, sem saber, mais uma vez, como o sonho acabaria. Acordara, mais uma vez, minutos antes do alarme tocar. Quando ele tocou, não lembrara porque o havia ligado. Demorou uns três piscares de olhos, duas inspirações profundas e uma varrida de olhar pelo teto. Claro! Devia ir à apresentação de um artista plástico com sua namorada às oito e meia. Pegou seu celular, e telefonou, assim, automaticamente. Este número está indisponível...mas em inglês. The number you have reached...Lembrara então, que ela havia se mudado durante o tempo em que eles “haviam dado um tempo” e que não tinha o telefone dela. Um leve pânico tomou conta de seu peito, ao perceber que, espera aí, ele estava nos Estados Unidos! Ele fora precisamente para vê-la, fazer as contas, tentar algo novo...não, ele fora a negócios mesmo. Se viram, na rua? Não se lembrava, mas ele sabia que do quarto de seu hotel ele deveria ligar para ela para marcar o ponto exato de encontro. E agora sem ter o seu número, mas que idiota, não pegara seu número! Invadiu-lhe então, uma profunda tristeza, pois sentiu que o sofrimento de estar longe dela, quando tivesse que voltar para seu país, começava nesse exato momento, nesse instante no qual ele não tinha mais como se comunicar com ela. Abriu seu celular, ainda deitado, enquanto as paredes se derretiam, e ligou para um segundo número que achara.
- Alô?
- Oi!
- Alô?
- A Claudia está?
- No es. No.
- Claudia?
- Si.
- É você?
Merda de celular.
- No. Is not Claudia. Un momento. Please.
O pânico, o sentimento de solidão, a tristeza, foram sugados de dentro dele para fora, como se alguém tivesse inserido um canudo pelo seu nariz, e chupado bem forte. Enquanto esperava, lembrou que sonhara com uma ex-namorada que roubava-lhe suas cuecas e que depois do rompimento do namoro, fizera quadros com a tela das cuecas. Em fim, apenas um sonho.
- Alô?
- Claudia!
- Oi! Tá pronto?
- Onde a gente se encontra?
- No Averely Hall. Não esqueça, vinte minutos antes da hora.
- Ok.
- Sabe chegar lá né ?
É claro que ele sabía. Respirou profundamente então. Depois de desligar o telefone percebeu o quanto a amava. As paredes ainda se derretendo, e ele registrando que seu corpo lhe ajudara a constatar que a falta dela, mais uma vez, talvez não seria um fato suportável, nem mesmo superável, de novo.
As paredes , espera um pouco, as paredes se derretendo? Mas elas não eram brancas? Porque estão laranja agora? Olhou para o teto, e percebeu um grande ventilador, de marfim, as sombras das palhetas, criando tentáculos que atravessam o quarto enquanto o ventilador exercia sua função rotatória. Como ligara o ventilador? Ventilador gastará menos que um ar condicionado? Gasta. Mas um de marfim? E no verão? De repente, do banheiro do quarto, saiu a ex-namorada - a das cuecas e os quadros. Nua. E visivelmente faminta. Tocou, então, de repente, o seu alarme. Estava no “mode” soneca. Percebeu que ainda sonhava. Meu Deus, pensou. Pegou o celular e ligou para Claudia.